Durante esta década ocorreu uma ‘Blitzkrieg’ onde em poucos anos todos foram forçados para um novo mundo rodeado de novos desafios, conceitos e palavras. Talvez algumas destas palavras possam ser usadas para sintetizar esta tendência, como: Indústria 4.0, IoT, Big Data, IA, Manufatura Aditiva, Automação, Digitalização, Gêmeo Digital, etc. Mesmo sendo um novo conjunto de variáveis, no ambiente de manufatura está um pouco mais claro o que significam estes termos e quais são as tendências, mas no ambiente de desenvolvimento de produtos as volatilidades, incertezas, complexidades e ambiguidades são quase a regra geral. Diante deste cenário, a Akaer estabeleceu um projeto de longo prazo visando preparar a empresa para ser uma ‘empresa inteligente’ e principalmente ter as pessoas preparadas. Este projeto, concebido para 5 anos, tem 3 fases (pesquisa e proposta de modelo, plataforma de demonstração e propagação) e foco em 4 áreas: ambiente de desenvolvimento de produto, integração de sistemas de gestão, manufatura avançada e técnicas avançadas de inspeção ativa. Porém, de longe, os resultados mais esperados para este projeto são integrar todos os processos da empresa e melhorar/moldar as pessoas para um perfil ‘T’, preparadas para serem mais flexíveis, adaptativas e resilientes face aos novos desafios. Mesmo sem a conclusão do projeto, inclusive de muitas das frentes de pesquisa, vários processos, técnicas, métodos e ferramentas desenvolvidas dentro do projeto estão sendo utilizadas em outros projetos dentro da Akaer. Este trabalho, além de uma breve descrição do projeto de inovação em curso, tem a intenção de apresentar e discutir as experiências do desenvolvimento de 4 produtos à luz destes processos integrados. Os produtos são de diferentes áreas (aeronáutica, espaço, mineração e agro) e complexidades, mas todos os produtos são inovações significativas e foram ou estão sendo desenvolvidos usando muitas das palavras ‘mágicas’ listadas na introdução e tem como direcionador os ‘valores’ dos produtos e a experiência dos usuários.