A Indústria da Manufatura já reconhece que investir nos conceitos e tecnologias que compõe a 4ª Revolução Industrial é um caminho relativamente seguro para se obter ganhos de competitividade, conforme várias evidencias já reconhecidas pelas empresas de ponta da Indústria global.
Todos também reconhecem que os desafios são enormes. Principalmente por não haver uma formula pronta e especifica, mas somente um conceito que exige uma remodelação da Cadeia de Valor e uma busca constante pelo conhecimento da aplicação das tecnologias propostas. Entretanto, alguns resultados positivos estão começando a serem validados na prática e estão sendo publicados por alguns setores que primeiro se arriscaram.
Algumas empresas que já implantaram algumas das tecnologias da Indústria 4.0, estão sentindo algumas limitações na expansão dos ganhos de eficiência e performance.
Estudos mais aprofundados estão evidenciando que os Projetos dos Produtos que não foram concebidos considerando estas tecnologias, são os maiores limitadores.
Produtos considerados inteligentes, eficientes e inovadores agora necessitam ser concebidos com essa “inteligência” na sua criação para que os consumidores acreditem que estão comprando algo sustentável.
O grupo AUTOMETAL / CIE AUTOMOTIVE está se estruturando para integrar ao Desenvolvimento do Produto todas as tecnologias inovadoras já implementadas nas linhas produtivas, porque o conceito Indústria 4.0 já se mostrou altamente eficaz nos projetos em que nós validamos a implementação.
Esta integração do Desenvolvimento do Produto com a Engenharia do Processo, utilizando os conceitos da Indústria 4.0, a partir do início da Concepção do Produto, pode alavancar ainda mais a competitividade dos nossos produtos.
Este trabalho demonstra como o Grupo AUTOMETAL / CIE AUTOMOTIVE se estruturou para implementar as tecnologias Indústria 4.0, tanto nos Projetos Correntes, quanto nos sistemas de Gestão da Produção, e como agora estamos integrando nossos Sistemas de Desenvolvimento do Produto e Processo nos Centros Tecnológicos no Brasil e na Europa.